O principal objetivo da logística é coordenar as atividades de transporte de produtos, atendendo às necessidades dos clientes, e para acompanhar as mudanças e exigências do consumidor, a logística incorporou também o conceito de sustentabilidade. Se antes a logística considerava apenas fatores econômicos, agora as consequências ambientais e sociais também são levadas em conta.
É uma preocupação comum das empresas combinar sua eficiência e excelência com menos poluição num ambiente colaborativo. A essa nova conduta atribuímos o nome de logística sustentável.
Ser sustentável não significa aumentar os gastos
Os empresários costumam achar que implementar mecanismos de sustentabilidade no empreendimento implica em aumento de gastos, mas o que acontece é justamente o contrário: a logística trabalha a fim de reduzir os custos. Há pouco tempo atrás, soluções sustentáveis eram apenas um diferencial competitivo, e então elas viraram uma necessidade para reduzir custos e evitar gastos em multas ou até mesmo embargo na produção, devido a problemas com o meio ambiente – lembrando que hoje a legislação é muito severa em relação à poluição produzida por empresas.